big datacuradoria. economia da atençãofiltrosgatekeepinggatewatchingUncategorized

Aula 7: Economia da Atenção, Filtros e Curadoria

 Texto Complementar

AMARAL, Adriana. Práticas de Fansourcing: estratégias de mobilização e curadoria musical nas plataformas musicais s/d

BAILIE, Heather. Curation  as a tool fo teaching and |Learning (acessado em 09/06/2015)

BRUNS, Axel, BURGUESS, Jean. The Use of Twitter Hashtags in the Formation ofAd HocPublics.

Project website: http://mappingonlinepublics.net

DEUZE, Mark, M.  O Jornalismo, a Vida na Mídia e a Sociedade Empreendedora. Parágrafo, 2(2), 4-22 (2014)

DEUZE, Mark, WITSCHGE, Tamara. O Que o Jornalismo está se Tornando – Revista Parágrafo, V.4 N.2 2016

DROK, Nico. Is there a future for slow journalism?The perspective of younger users. Journalism Practice Volume 10, 2016 – Issue 4: Slow Journalism. Guest edited by Megan Le Masurier

LEWIS, Seth C. Journalism in an era of Big Data: cases, concepts, and critiques. Digital Journalism, 2014

LEWIS, Seth C. , WESTLUND, Oscar. Atores, Actantes, Audiências e Atividades no Trabalho Jornalístico Crossmídia –  Revista PARÁGRAFO V. 4 N.2 2016

MASURIER, Megan Le. What is Slow Journalism?, Journalism Practice, 9:2, 2015  138-152

NEVEU, Erik.  On not going too fast with slow journalism. Journalism Practice Volume 10, 2016 – Issue 4: Slow Journalism. Guest edited by Megan Le Masurier BALDI, Vania. Dataísmo: contra um saber sem conhecimento. In: BORGES, Jussara, BARREIRA, Maria I.J.S., CUNHA, Francisco J.A.P. (orgs). Mundo Digital: uma sociedade sem fronteiras? JOão Pessoa ; Idea, 2014

SAAD, Elizabeth Saad Corrêa, BERTOCCHI, Daniela. O algoritmo curador – o papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho CIBERCULTURA do XXI Encontro da Compós, na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, de 12 a 15 de junho de 2012.

SAAD, Elizabeth, RAPOSO, João Francisco. Prosumers: colaboradores,cocriadores e influenciadores. Revista Communicare. Volume 17 – Edição especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero

TERRA, Carolina. Do broadcast ao socialcast: apontamentos sobre a cauda longa da influência digital, os microinfluenciadores. Revista Communicare. Volume 17 – Edição especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero

ZEYNEP, Tufekci, Zeynep. “Engineering the public: Big data, surveillance and computational politics”First Monday19 (7),2014


 Content moderation is not a panacea: Logan Paul, YouTube, and what we should expect from platformsTarleton Gillespie – Social Media Collective – January 4, 2018

MOROZOV, Evgeny. Criatividade, algoritmos e o poder da recomendação humana. Folha de S. Paulo, 15/03/2013
______________. A segunda morte do flâneur. Caderno Link. Estadão. 19 de fevereiro de 2012

Giselle Beiguelman-  UOL – 21/02/2016

Governo como Plataforma: uma proposta em tempos de crise – Adriano Amaral – LinkedIn –

The Mirage of a Citizen Data Scientist – Gregory Piatestky -KDNuggets, march 2016

 Funes, o Memorioso – Jorge Luís Borges

O gosto na era do algoritmo -As sugestões de plataformas como Netflix e Spotify elevam o risco de homogeneização da identidade – Daniel Verdú El País,

Pesquisadores desenvolvem algoritmo capaz de prever sucessos de vendas – Juliana Cunha, Folha de S. Paulo, 20/10/2016

Spotify Has A Time Capsule Playlist Feature And It’s Scarily Accurate
Flashback Friday! – Marcus Jones – Posted on September 29, 2017, at 8:47 p.m. BuzzFeed News


IFTTT – if this than that
Internet Memes Timeline
(Dipity)

FOTOPLUS – BASES DE DADOS
Scoop.it : Pierre Levy
Paper.li – Crie seu jornal online
Pinterest – Pin anything you want to save/ Pinterest – Liráucio
Infographic Zone
Music
Definition: Noun/ Sparrho is your personalised recommendation platform for scientific content./ Verb: To keep a bird’s eye view on science/ Sparrho also creates channels for different research interests and tailors it to your needs. In every channel you can choose your algorithm and control what you see. Sparrho allows you to go beyond search and choose so you can teach it how to personalise the results in that channel for you

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *