AULA 7: A CULTURA DO ALGORÍTMO

GILLESPIE, Tarleton. A Relevância dos Algoritmos. Parágrafo, v.6 n.1, 2018

Texto Complementar

GILLESPIE, Tarleton. Politics of “Plataforms”. New Media & Society, 2010

GIRARDI Jr, Liráucio. O estranho mundo da informação – e da materialidade – no campo da comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.20, n.1, pp. 1-18, jan./abr. 2017.

GIRARDI Jr, Liráucio. Cultural Techniques e a Materialidade da Comunicação: contribuições para uma Digital Literacy– Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Cibercultura do XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo – SP, 06 a 09 de junho de 2017


RAMOS, Daniela Osvald. A influência do algoritmo. Revista Communicare. Volume 17 – Edição especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero


SALGADO, Thiago. (Des)subjetivação em dispositivos midiáticos online: o (des)controle dos algoritmos e as subjetividades numéricas. Trabalho apresentado no GT Redes Sociais e Tecnologias, do III Simpósio ArTecnologia, 2016

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. O governo dos algoritmos. Revista de Políticas Públicas v.21 n. 1 p267-281, 2016

“weapons of math destruction”

(Cathy O’Neil)

boyd, Dannah. Beyond the Rhetoric of Algorithmic Solutionism. Points, 11/01/2018

Algoritmos como um devir: uma entrevista com Taina Bucher – Carlos D’Andreia e Amanda Jurno

D&S Media Manipulation: Dispatches from the Field

Dossiê Algoritmos (dez-2018 a fev-2019) – LabJor

“Distopia Algorítmica e o Ativismo de Dados nas Plataformas” – Geminis, v. 9, n. 1 (2018)

O algorítmo é mais embaixo – Tatiana Dias (texto) Sollen Robic, Marcelo Gerab (direção de arte) – TAB(UOL), 16/04/2018

“Onde está Wally?”: um algoritmo te ensina a achar – fevereiro 11th, 2015  Gabriel Mota

8 atualizações do algoritmo do Google que causaram impacto nas buscas – O algoritmo é atualizado com frequência, e as mudanças são tão grandes que acabam ganhando até nomes diferentes – Mônica Custódio – Resultados Digitais – 20 de maio de 2018

Beyond the cult of numbers (We need a more sophisticated approach to social media metrics for editorial decision-making) Axel Bruns, Medium, 08/08/2017

A Economia Psíquica dos Algorítmos: quando o laboratório é o mundo – Fernanda Bruno – Nexo, 12/06/2018

Lucy Chambers – School of Data

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *